Honda faz campanha para recall com vítima de ‘airbag mortal’

A vítima, que quase perdeu o olho direito, está tentando convencer os proprietários a atenderem o recall.
Stephanie Erdman Foto Reproducao YouTube.
Stephanie Erdman (Foto: Reprodução / YouTube)

Uma vítima em potencial dos airbags defeituosos da fabricante Tanaka está participando de uma campanha da Honda para ajudar a convencer os proprietários da importância de atender aos recalls. A montadora é um das diversas envolvidas no caso dos “airbags mortais” da fornecedora Takata, que resultaram no meio recall da história.

Stephanie Erdman, uma oficial da Força Aérea dos Estados Unidos, quase perdeu o olho direito, quando o insuflador do seu Civic 2002 explodiu e lançou fragmentos de metal contra seu rosto.

“Não quero que as pessoas passem pelo que eu passei”, afirmou Erdman.

Desde o acidente, ela já passou por quatro cirurgias para remover todos os fragmentos e uma outra para reconstruir a pálpebra com tecido de uma orelha.

Ela ainda sofre de “visão dupla”, dores de cabeça e não consegue dormir direito porque o olho afetado não fecha completamente.

Há 3 anos, Erdman se queixou de que nem a Honda e nem a fabricante da peça, a Takata, tinham feito esforços suficientes para alertar os proprietários sobre o problema.

“Minha visão nunca será a mesma. Eu nunca serei a mesma”, disse. Depois, fez um acordo de indenização que não teve valor revelado. Ela afirma que não está recebendo pelo vídeo, informou a Associated Press.

O vídeo com Erdman aparecerá no Facebook para alguns usuários nos EUA, como parte de uma iniciativa da Honda e da rede social para encontrar os proprietários de veículos com airbags defeituosos da marca Takata.

Mais de 30 milhões de carros em todo o mundo usam esses airbags. Nos EUA, até outubro, 19,6 milhões foram trocados, mas esse montante corresponde a apenas 46% do total, segundo a agência que regula os transportes (NHTSA).

Os infladores de airbag da japonesa Takata estão ligados a pelo menos 18 mortes e 180 feridos em todo o mundo. O defeito de fabricação faz com que eles rompam, disparando fragmentos, incluindo metal, dentro do veículo.

A Honda, cujos automóveis respondem por 17 das 18 mortes registradas em todo o mundo, tem sido de longe a mais agressiva em encontrar clientes afetados.

Os recalls envolvem diversas marcas e mais 2,6 milhões de veículos no país, mas menos de um terço foi consertado. A consequência é que quase 2 milhões de carros rodam com os chamados “airbags mortais”.

A Honda é responsável pela convocação de 1,3 milhão.

Do G1 /  Com Agências Internacionais

Total
0
Shares
Previous Article
Aviao ados EUA C 2 Greyhound Foto Distrubuicao US Navy min

Avião militar dos EUA cai na costa de Okinawa

Next Article
Kirobo Mini Foto Reproducao YouTube 900x600 min

Toyota inicia vendas de robô ‘companheiro de motoristas’

Related Posts