Japão quer elevar de 65 para 70 anos a idade de aposentadoria

Governo japonês acredita que a estratégia ajudará a promover o crescimento econômico.
Trabalhadores no Japao Foto Kyodo Bloomberg 12 2016
©Kyodo/Bloomberg

O governo do Japão quer aumentar a idade de aposentadoria de 65 para 70 anos como parte da sua estratégia para promover o crescimento econômico, segundo uma minuta governamental à qual teve acesso nesta quinta-feira a agência de notícias “Kyodo”, conforme noticiou a agência EFE.

A proposta está em um relatório do comitê governamental responsável pela estratégia de crescimento, que também pede que as empresas revelem a proporção dos grupos de idade dos seus empregados para promover o emprego de trabalhadores de meia idade nas companhias, que tendem a contratar jovens recém graduados.

A expectativa é que as iniciativas sejam debatidas na próxima segunda-feira em reunião do conselho de política econômica e fiscal para que sirvam de base à criação de um plano de ação do governo do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, para modernizar o sistema de seguridade social.

O Executivo planeja manter os 65 anos como idade mínima para começar a receber pensões públicas e introduzir uma nova opção que permita aos trabalhadores começar a recebê-las aos 70, detalhou a agência japonesa.

O Governo teria previsto apresentar o projeto sobre o limite da idade de aposentadoria em 2020 e estaria estudando promover diferentes estilos de trabalho, como jornadas de menos horas ou trabalho à distância.

Além disso, pretende fomentar o emprego de pessoas de idade avançada através da concessão de subvenções e a criação de conselhos especiais em municípios e empresas.

Cerca de 28% da população japonesa, ou 35,57 milhões de pessoas, tinha 65 ou mais anos em setembro, dos quais quase três quartos tinham ou superavam 70, segundo dados do Ministério do Interior e Comunicações japonês.

Especialistas calculam que 39 milhões de pessoas superarão os 65 anos no país asiático até 2040.

Com a Agência EFE

Total
0
Shares
Previous Article
Carlos Ghosn Foto Auto Plus min

Mesmo preso, Ghosn é mantido na presidência da Renault

Next Article
Porto de Toquio Foto Reproducao Nikkei Asian Review 20 11 18 min

Japão registra déficit comercial bem acima do esperado em outubro

Related Posts