O governo japonês pretende adotar novas medidas de estímulo econômico no valor superior a 20 trilhões de ienes, aproximadamente US$ 190 bilhões de dólares, informou neste domingo (23) a imprensa local.
De acordo com a emissora pública ‘NHK’, o novo pacote de estímulo incluirá os gastos do governo, avaliado em cerca de US$ 28 bilhões. As medidas devem incluir ainda a construção de portos exclusivos para os grandes navios de cruzeiro, em vista de fomentar ainda mais o turismo no país.
Empréstimos com taxas de juros baixas, fornecidos pelo governo e instituições financeiras, também farão parte do pacote. Alguns desses empréstimos serão usados para ajudar grandes projetos, como a conclusão das obras de uma linha de trem de levitação magnética de alta velocidade e a ampliação de algumas linhas Shinkansen, o trem-bala japonês.
Segundo a agência Kyodo, o governo também pretende direcionar cerca de 3,4 trilhões de ienes para apoiar as empresas japonesas na construção de infra-estruturas no exterior.
Segundo a agência Kyodo, as medidas de estímulo também incluem melhoria na resposta a danos provocados por catástrofes naturais, bem como a introdução de medidas para facilitar as exportações agrícolas.
O governo do primeiro ministro japonês, Shinzo Abe, também pretende direcionar cerca de 3,4 trilhões de ienes para apoiar as empresas japonesas na construção de infra-estruturas no exterior. A compilação do novo pacote deve ser elaborado até o final deste mês.
(Foto: Reprodução/YouTube/AP)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.