A forte onda de calor que tem atingindo o Japão, especialmente na região oeste do país, provocou a morte de cinco pessoas e levou mais de 5 mil aos hospitais somente na semana passada, informou nesta terça-feira (23) a Agência de Gestão de Incêndios e Desastres do Japão.
Segundo o relatório publicado pela Agência, um total de 5.440 pessoas foram atendidas em centros médicos por insolação ou desidratação na semana passada, entre os dias 15 e 21 de agosto, das quais mais de 500 ficaram hospitalizadas e 5 morreram.
O relatório preliminar aponta ainda que o número total de pessoas hospitalizadas em consequência do calor chegou a 18 mil a partir do início deste mês até o último domingo. O número é o segundo maior da história do país para esse período.
Até as 13h locais de terça-feira (01h pelo horário de Brasília), mais de 80% do arquipélago registravam temperaturas variando entre 35ºC e 38ºC, de acordo com a agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês)
Mediante a isso, autoridades locais recomendam medidas preventivas contra a hidratação, aconselhando a população a não praticar exercício físico sob o sol, procurar áreas arejadas e, principalmente, ingerir bastante água.
Com agência Kyodo
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.