Preços no atacado do Japão sobem 3,1% em julho na base anual

Os preços das mercadorias negociadas entre as empresas no Japão subiram pelo 19º mês seguido.
Preços no Japão | Foto: Reprodução / Bloomberg
©Bloomberg

Os preços no atacado do Japão aumentaram 3,1% em julho em relação ao mesmo período do ano anterior, refletindo os custos mais altos de energia e os efeitos de uma onda de calor acompanhada por chuvas torrenciais que reduziram drasticamente a oferta de produtos agrícolas no país, informou nesta sexta-feira (data local) o Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês).

Os preços das mercadorias negociadas entre as empresas aumentaram pelo 19º mês consecutivo, elevando potencialmente a preços ao consumidor doméstico, um resultado que colabora com a meta do banco central japonês de elevar a inflação no país para 2%.

O relatório do BoJ mostra que os preços dos produtores de petróleo e carvão aumentaram 26,6%, enquanto os custos com serviços públicos aumentaram 3,8%.

Já os produtos oriundos da agricultura, silvicultura e pesca, incluindo carne de porco, iscas secas e ovos, subiram 4,3% devido à oferta restrita após uma onda de calor com longa duração e chuvas torrenciais que causaram inundações e deslizamentos de terra em vastas áreas do oeste do Japão.

Os preços de importação subiram 11,5%, enquanto os preços de exportação aumentaram 2,8% em relação ao ano anterior, ambos em ienes.

Do Mundo-Nipo
Fonte: Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Torre de Miroku em Ribeirao Pires Divulgacao min

Com 32 m de altura, templo japonês é inaugurado em SP após 12 anos de obras

Next Article
Precos no Japao Foto Stockvault 900x600 Atualizado em 31 03 2016

Inflação no Japão sobe 0,8% em julho na base anual

Related Posts