Japão permitirá entrada de estrangeiros em outubro

Será permitido a entrada de até mil estrangeiros diariamente, tais como estudantes, médicos, atletas, artistas e trabalhadores.
Aeroporto Internacional de Kansai em Osaka Foto Shutterstock Free compressed
©Shutterstock/Free

O Japão está considerando reduzir, a partir de outubro, as restrições de entrada no país que foram impostas para conter a disseminação do novo coronavírus. A intenção do governo é permitir o acesso de estrangeiros de todo o mundo, exceto de turistas, ao país asiático a partir de outubro, segundo fontes oficiais citadas pela Kyodo News.

O plano consiste em permitir que cerca de 1.000 estrangeiros entrem no país diariamente, principalmente para estadias de três meses ou mais. Para tanto, os aeroportos deverão estar equipados devidamente, com maior capacidade de teste de vírus e espaço para acomodá-los, informou a Kyodo.

A flexibilização ocorre no momento em que o Japão tenta reiniciar sua economia ameaçada pelo coronavírus e se prepara para sediar as Olimpíadas de Tóquio, adiadas para 2021.

Hoje, o Japão proíbe a entrada de viajantes de 159 países e aceita apenas, sob rígidas condições, o retorno de seus residentes estrangeiros desses países a partir do início de setembro.

O arquipélago japonês também permitiu, mais uma vez, a chegada de viajantes a negócios de sete países e territórios, entre eles Tailândia, Vietnã e Taiwan.

Essa reabertura parcial das fronteiras não gerou novos casos de coronavírus no Japão. Por isso, o governo estuda agora a possibilidade de permitir a entrada de viajantes de todo mundo com vistos adequados.

O governo “estudará como aceitar novos visitantes estrangeiros, ao mesmo tempo em que evita o ressurgimento de infecções” do coronavírus, disse o novo secretário-chefe de gabinete, Katsunobu Kato, o porta-voz do governo, em uma entrevista coletiva regular nesta quarta-feira.

Estrangeiros que poderão entrar no Japão

Ainda de acordo com as fontes da Kyodo, o governo pretende ampliar, e muito, o leque de pessoas isentas da proibição de entrada a partir de outubro. Entre elas estão estudantes que não recebem bolsa do governo, equipes médicas, atletas e participantes de atividades culturais, entre outros, que inclui trabalhadores estrangeiros com visto de reentrada.

As Olimpíadas de Tóquio estão programadas para o verão de 2021, e o Japão já iniciou discussões sobre como administrar as chegadas e os movimentos de atletas e espectadores.

Um painel formado por membros da administração do novo primeiro-ministro, Yoshihide Suga, do governo metropolitano de Tóquio e do comitê organizador dos jogos confirmou que os atletas teriam permissão de entrar no país para treinar e competir no evento, embora com precauções contra a propagação do vírus.

Equipando aeroportos

O governo tem aumentado o número de testes administrados nos três maiores aeroportos do Japão: Narita e Haneda, na região metropolitana de Tòquio, e Kansai, na área de Osaka.

Agora, o foco do governo está direcionado para os principais aeroportos nas regiões central, norte e sul, tais como o Novo Aeroporto de Chitose, na região metropolitana de Sapporo, na ilha de Hokkaido, extremo norte do Japão, o Aeroporto Internacional de Chubu, perto de Nagoya, no centro do Japão, e o Aeroporto de Fukuoka, no sul do país. 

Números do coronavírus

O Japão registra 80.041infecções pela Covid-19, com um número de mortes em cerca de 1.520, significativamente menor do que os países duramente atingidos, como os Estados Unidos, que soma 6.971.393 pessoas infectados e 202.163 mortes, bem como o Brasil, que totaliza 4.627.780 casos e está perto de chegar a triste marca de 140 mil mortos, somando 139.065 mortes.

No mundo todo, o número de infectados soma 31.969.940, enquanto o total de mortos está beirando a triste marca de 1 milhão, com 978.059 mortes, segundo números da Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizados nesta quinta-feira (24).

Mundo-Nipo (MN)
Fontes: Kyodo News | Organização Mundial da Saúde.

Ícone de atualização 01 Atualizado em 25/09/2020.

Total
0
Shares
Previous Article
Kane Tanaka em 19 09 2020 Foto Reproducao MN 900x600 1

Kane Tanaka é reconhecida como a pessoa viva mais velha da história do Japão

Next Article
Novo Uniforme reserva do Japao Detaalhe Foto Divulgacao compressed

Conheça o novo uniforme reserva da seleção japonesa

Related Posts