A Guarda Costeira do Japão informou nesta quarta-feira (23) que avistou um navio chinês equipado com o que parecia ser quatro torreões navegando perto de ilhas em disputa no Mar do Leste da China, de acordo com agências de notícias.
Segundo a agência Reuters, uma porta-voz da Guarda Costeira Japonesa disse que essa foi a primeira vez que uma embarcação chinesa com armas havia sido avistada próxima às ilhas conhecidas no Japão por Senkaku.
Ainda de acordo com o porta-voz, navios da guarda costeira chinesa navegam regularmente perto das ilhotas desabitadas que compõe o pequeno arquipélago Senkaku, administradas pelo Japão e reivindicadas por China e Taiwan, que eles chamam de Diaoyu e Tiaoyutai, respectivamente.
Em resposta, a China afirmou que os navios estavam transportando equipamento padrão e não faziam nada de errado em águas chinesas.
“Nós apresentamos nosso contundente protesto e pedimos (à guarda costeira chinesa) que interrompesse imediatamente as atividades perto das Ilhas Senkaku”, disse Takako Ito, uma porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, em um e-mail.
“O Japão vai continuar a agir com firmeza e calma, sob o princípio de resolutamente defender nossa área territorial em terra, mar e ar”, disse ela.
O porta-voz da chancelaria chinesa, Hong Lei, reiterou a posição da China de que as ilhas são território chinês desde tempos antigos.
Fontes: Agência Reuters | Agência Kyodo.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.