Aniversário do imperador do Japão atrai multidão recorde ao palácio

Recorde de pessoas compareceu ao palácio em Tóquio para homenagear o imperador antes da abdicação.
Imperador Akihito e principe herdeiro na varanda do Palacio em Toquio Foto Kyodo 900x600 min
Foto: Reprodução / Kyodo

O aniversário de 84 anos do imperador japonês Akihito, neste sábado (23), foi marcado pela presença recorde de pessoas no palácio imperial de Tóquio, sua primeira celkebração9 de aniversário desde que a data da sua abdicação foi anunciada.

As celebrações de aniversário do imperador são tradicionalmente marcados por um feriado nacional e a abertura ao público de uma área no Palácio Imperial em Tóquio, onde o imperador, juntamente com a família, faz uma aparição em uma varanda para saudar o público.

Adeptos agitaram pequenas bandeiras japonesas e sustentaram smartphones enquanto o Imperador Akihito, cuja posição é cerimonial sem poder político, dirigiu-se a eles da varanda protegida por um vidro brindado, acompanhado por sua esposa e outros membros da família imperial.

A multidão de 52.300 pessoas, de acordo com a Agência Imperial, foi a maior participação em aniversário durante o reinado simbólico de 29 anos de Akihito, conhecido como a era “Heisei”, que significa “alcançar a paz” em japonês.

“Neste dia, quando enfrentamos o frio, meus pensamentos vão para aqueles que sofreram com tufões e chuvas intensas, bem como as vítimas do grande terremoto do leste do Japão que continuam a levar vidas difíceis”, disse ele, referindo-se ao terremoto e tsunami de 2011 que mataram e deslocaram dezenas de milhares na costa leste do país.

Juntamente com a Imperatriz Michiko, Akihito passou muito do seu reinado abordando o legado da Segunda Guerra Mundial, que foi travada em nome de seu pai, Hirohito, e consolando vítimas de desastres, como o terremoto de 2011.

No início deste mês, um Conselho Imperial da Família de 10 membros concordou que Akihito abdicaria em 30 de abril de 2019, antes de passar o Trono de Crisântemo ao filho mais velho, o Príncipe Herdeiro Naruhito.

Em comentários feitos à mídia, Akihito disse que usaria os dias restantes de seu reinado para desempenhar seus deveres e se preparava para “passar a tocha para a próxima era”.

Akihito passou por cirurgia cardíaca e tratamento para câncer de próstata e disse no ano passado que temia fazer grande esforço para cumprir suas obrigações reais devido à sua idade.

O Japão aprovou uma lei este ano dando-lhe permissão para abdicar, regra limitada apenas a ele, já que a lei existente não prevê abdicação.

Esta será a primeira abdicação ao Trono do Crisântemo desde a renúncia do imperador Kokaku, em 1817..

Da Agência Reuters

» Veja mais notícias sobre a Família Imperial do Japão
Total
0
Shares
Previous Article
Cao e gato de estimacao no Japao Foto Kyodo 900x550 min

Pela 1ª vez, número de gatos de estimação supera o de cães no Japão

Next Article
Sede do Banco do Japao Foto Wikimedia Commons 900x600 28 03 2016

BC do Japão manterá política de estímulos monetários, diz Kuroda

Related Posts