A alfândega japonesa apreendeu uma quantidade recorde de drogas estimulantes, como cocaína e anfetaminas, em 2016, registrando um volume quase quatro vezes maior que o apreendido no ano anterior, informou o governo do país na quinta-feira (23).
Segundo o relatório do Ministério das Finanças, autoridades alfandegárias apreenderam aproximadamente uma tonelada e meia de drogas estimulantes em portos e aeroportos de todo o país no decorrer do ano passado.
O volume representa 3,6 vezes a quantidade apreendida no ano anterior. Trata-se ainda da maior apreensão anual desde 1985, quando dados comparáveis se tornaram disponíveis no país.
O ministério atribui a alta exponencial do tráfico de drogas ilícitas por intermédio de transportes marítimos, onde as atividades ilícitas deste tipo têm aumentado no país nos últimos três anos. A pasta observou ainda que “traficantes estão usando cada vez menos o próprio corpo como esconderijo na entrada ao Japão”.
“A grande quantidade apreendida em 2016 representa uma situação extremamente grave”, declarou um porta-voz do ministério enquanto divulgava os dados alarmantes.
Uma das maiores operações do ano passado aconteceu em maio, quando a Polícia de Okinawa, ilha no extremo sul do Japão, prendeu um grupo de taiwaneses que transportavam 597 quilos de cocaína em um barco.
Foi o maior volume de drogas já apreendidas em uma única operação no país, o que levou autoridades japonesas a prestarem maior atenção ao tráfico de drogas estimulantes em transportes marítimos.
O Japão é um país que aplica uma política de “tolerância zero” nos casos relacionados com posse, venda e consumo de qualquer tipo de droga, com penas que variam até cinco anos de prisão e, em casos de tráfico, sem direito a liberdade condicional.
(Com Agência Kyodo)
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.