Apesar da clara fraqueza no crescimento, o governo do Japão manteve inalterada sua avaliação geral sobre a economia do país, reafirmando que ela “continua se recuperando moderadamente”, informou nesta quarta-feira (24) o Escritório do Gabinete Japonês em seu relatório mensal.
A manutenção da avaliação geral decorre pelo sexto mês consecutivo. Contudo, o governo notou que a expectativa é que o a economia do Japão se recupere, mas citou riscos negativos, como a desaceleração de economias asiáticas e a volatilidade observada nos mercados financeiros após a decisão do Reino Unido de votar por sua saída da União Europeia (o chamado “Brexit”), em plebiscito realizado em junho.
Por outro lado, o governo melhorou sua avaliação para os investimentos públicos pela primeira vez desde maio de 2014.
O relatório também citou a implementação acelerada do orçamento fiscal de 2016 e um pacote de estímulo econômico, no valor recorde de aproximadamente de US$ 280 bilhões.
O governo também reiterou no relatório que trabalhará na ampliação de infraestrutura para fomentar o turismo, bem como conceder benefícios a famílias com crianças e à população de baixa renda com o uso de um orçamento suplementar, de aproximadamente de US$ 32,8 bilhões, que está sendo finalizado e será apresentado ao Parlamento Japonês ainda este mês.
Fontes: Agência Kyodo | Jornal Estadão.