O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai participar de uma reunião de cúpula, além de uma partida de golfe, com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, quando chegar ao país para uma visita de três dias a partir do dia 5 de novembro.
A agenda foi aprovada nesta terça-feira (24) pelo gabinete japonês, no que será a primeira visita do presidente americano desde que assumiu o cargo.
Na programação está um encontro de Trump com familiares de cidadãos japoneses sequestrados pela Coreia do Norte, bem como uma reunião com o imperador Akihito e a imperatriz Michiko.
O curioso é que, no primeiro dia da visita, Trump e Abe se dirigirão até um campo de golfe. O golfista Hideki Matsuyama, quarto colocado do ranking mundial, deve se unir a eles para participar do jogo amistoso.
Segundo o secretário-chefe do gabinete e porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, a visita ocorre no momento em que a segurança regional e mundial tem sido ameaça pelo programa nuclear da Coreia do Norte.
Suga afirmou que “a visita proporciona uma enorme oportunidade para que ambos os líderes discutam temas globais e demonstrem a forte aliança bilateral para o mundo”, afirmou.
O porta-voz refutou preocupações levantadas por críticos, em que “não seria apropriado jogar golfe em meio à tensa situação envolvendo o lado norte-coreano”.
Suga, no entanto, ressaltou a necessidade de aprofundar a relação pessoal entre os líderes da terceira e primeira potencia econômica mundial. “E de extrema importância que “Donald Trump e Shinzo Abe aprofundem os laços de amizade e, ao mesmo, asseguram ao mundo que a gestão de crises está sendo totalmente cumprida.
Do Mundo-Nipo
Fonte: NHK World News Japan.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.