Do Mundo-Nipo
A 43ª edição do Tokyo Motor Show (Salão do Automóvel de Tóquio) está farta de produtos “high-tech”, revelando veículos com novas tecnologias de conectividade e de propulsão alternativas, como os movidos à célula de hidrogênio. O primeiro deste segmento em larga escala de produção será lançado em 2015, anunciou a Toyota ao revelar o sedã FCV, apresentado pela empresa como conceito.
Outro de propulsão semelhante é o excêntrico FV2, cujo nome são as iniciais de “carro divertido”, em inglês. O protótipo, que não possui volante, é comandado por movimentos do corpo e gestos, como no videogame Xbox Kinect, da Microsoft.
O conceito Toyota FV2 ainda identifica o humor do motorista e interage com ele, mudando a cor externa da carroceria, por exemplo. Modelos assim são parte da estratégia das montadoras japonesas que visam atrair os olhares de jovens consumidores.
Essas propostas podem ser vistas nos estandes do Salão de Tóquio. Praticamente, todas as montadoras japonesas decoraram seus espaços com imagens de famílias reunidas e casais em encontros proporcionados pelos automóveis.
É um cenário bem diferente da edição anterior do evento, em 2011. Naquele ano, o que mais se via eram paredes pintadas em cores frias e telões exibindo filmes de motoristas sorridentes que acessavam redes sociais por meio do painel do carro.
Segundo um executivo da Madza, o desenvolvimento do transporte público de massa e o advento do smartphone fomentaram o desinteresse dos mais jovens pelo automóvel no Japão. As montadoras estão buscando resgatar essa paixão.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.