Toyota apresenta conceitos movidos à célula de hidrogênio e anuncia lançamento para 2015

A Toyota pretende produzir o FCV Concept em grande escala para ser a primeira montadora mundo a lançar um carro movido à célula de hidrogênio.

Do Mundo-Nipo

A 43ª edição do Tokyo Motor Show (Salão do Automóvel de Tóquio) está farta de produtos “high-tech”, revelando veículos com novas tecnologias de conectividade e de propulsão alternativas, como os movidos à célula de hidrogênio. O primeiro deste segmento em larga escala de produção será lançado em 2015, anunciou a Toyota ao revelar o sedã FCV, apresentado pela empresa como conceito.

 

Toyota FCV Concept (Imagem: Reprodução)
O Toyota FCV Concept foi apresentado no dia de abertura do Salão de Tóquio (Imagem: Reprodução)

 

Toyota FCV Concept (Imagem: Reprodução)
A Toyota disse que está pronta para produção em massa do FCV Concept até 2015, mas no mercado local, e um ano posterior a nível global (Imagem: Reprodução)

 

Outro de propulsão semelhante é o excêntrico FV2, cujo nome são as iniciais de “carro divertido”, em inglês. O protótipo, que não possui volante, é comandado por movimentos do corpo e gestos, como no videogame Xbox Kinect, da Microsoft.

 

Toyota FV2 Concept (Imagem: Reprodução)
O Toyota FV2 Concept também foi revelado na última quarta-feira (Imagem: Reprodução)

 

O conceito Toyota FV2 ainda identifica o humor do motorista e interage com ele, mudando a cor externa da carroceria, por exemplo. Modelos assim são parte da estratégia das montadoras japonesas que visam atrair os olhares de jovens consumidores.

 

Toyota FV2 Concept (Imagem: Reprodução)
Apesar de parecer com uma mota futurista, o Toyota FV2 Concept, além de possuir teto com abertura vertical, é um veículo de quatro rodas (Imagem: Reprodução)

 

Essas propostas podem ser vistas nos estandes do Salão de Tóquio. Praticamente, todas as montadoras japonesas decoraram seus espaços com imagens de famílias reunidas e casais em encontros proporcionados pelos automóveis.

É um cenário bem diferente da edição anterior do evento, em 2011. Naquele ano, o que mais se via eram paredes pintadas em cores frias e telões exibindo filmes de motoristas sorridentes que acessavam redes sociais por meio do painel do carro.

Segundo um executivo da Madza, o desenvolvimento do transporte público de massa e o advento do smartphone fomentaram o desinteresse dos mais jovens pelo automóvel no Japão. As montadoras estão buscando resgatar essa paixão.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Fotógrafo Dewan Irawan registra cotidiano nas Filipinas

Next Article

Mais de 80% dos japoneses não são amigáveis à China, indica pesquisa

Related Posts