Um forte terremoto de 5,7 graus de magnitude na escala Richter, e 5 na escala japonesa (forte), foi registrado neste domingo (25) na província de Nagano, região central do Japão, informou a Agência Meteorológica Japonesa (JMA, na sigla em inglês), destacando que não houve risco de tsunami.
O tremor foi detectado a 10 km de profundidade e a 30 km a oeste de Ina, no município de Nagano, às 07h02 locais de domingo (19h02 deste sábado, 24, em Brasília).
Não houve informes imediatos de vítimas, nem danos, segundo a emissora estatal ‘NHK’. A Agência Meteorológica do Japão não emitiu alerta de tsunami, mas alertou para possíveis ocorrências de réplicas – tremores secundários.
O tremor foi sentido em uma grande área da região, principalmente na província de Nagano, com intensidade máxima de 5+ graus (forte) na escala japonesa, que vai até 7.
A magnitude (5,7) equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já o grau da escala japonesa (5+) considera o abalo sentido na superfície da terra.
A NHK indicou que na região central do país, o serviço do trem bala foi suspenso momentaneamente, mas não foi detectada anormalidade alguma no funcionamento das centrais nucleares.
O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.
*Para saber mais detalhes, como as cidades atingidas e suas respectivas intensidades na escala japonesa, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.