Notícias

Locomotiva a vapor volta a operar no Japão depois de 44 anos inativa

Locomotiva volta aos trilhos no oste do Japão | Reprodução / NHK

Antiga locomotiva voltou a operar na linha JR Yamaguchi após passar por uma grande restauração.

Uma multidão de fãs de trens e ferrovias se aglomerou em uma estação na província de Yamaguchi, no oeste do Japão, para apreciar uma antiga locomotiva movida a vapor que voltou a operar depois de quase meio século de inatividade, informou neste sábado (25) a imprensa local.

A belíssima máquina da série D-51200 passou por uma grande restauração, cujos trabalhos de reforma a deixou com as formas e itens originais de fabricação que remonta ao início do século 20, ficando praticamente nova, adiantou o jornal ‘Asahi’, acrescentando que a última vez que a máquina operou uma linha foi em 1972, ou seja, ela ficou inativa por 44 anos.

A locomotiva foi colocada de volta nos trilhos da linha JR Yamaguchi na manhã deste sábado. De acordo com a emissora estatal japonesa ‘NHK’, o antigo trem a vapor estará em operação até domingo, como parte de uma campanha turística da operadora da ferrovia em parceria com o governo de Yamaguchi.

A imprensa e uma multidão de fãs lotaram a estação Shin-Yamaguchi para ver a antiga locomotiva | Asahi Images

Mais de 800 pessoas compareceram à cerimônia de apresentação da locomotiva na estação Shin-Yamaguchi. O trem partiu às 10h50 locais (23h50 pelo horário de verão em Brasília) com destino à estação de Tsuwano, em Shimane, província vizinha à Yamaguchi.

Antes de a locomotiva partir, um homem disse á ‘NHK’ que estava muito feliz por ter conseguido comprar os ingressos para ele e a família. “A locomotiva é grande e impressionante”, disse ele com um grande sorriso antes de embarcar na bela máquina, que emocionou a todos os fãs quando deu o apito de partida, que também é original das locomotivas do início dos anos de 1900.

Do Mundo-Nipo