Em uma tentativa de emitir alertas de forma mais rápida e precisa, o Japão quadruplicou o número de monitores para tsunamis no Oceano Pacífico, com início previsto já na quinta-feira (28), informou nesta terça-feira o portal ‘NHK News Japan’.
Segundo a publicação, os monitores estão sendo instalados no leito marinho do Oceano Pacífico pelo órgão de Pesquisa Nacional para Ciência da Terra e Prevenção de Desastres.
Agora, o número de dispositivos será ampliado de 56 para 212, o que permitirá a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês) a emitir alertas de tsunami mais precisos e em tempo menor tempo.
Das 156 novas unidades, 125 estão sendo instaladas ao largo da costa leste do Japão, enquanto a costa oeste terá em seu largo 31 novos monitores.
A ampliação dos monitores permitirá calcular com mais precisão a altura das ondas e o tempo que levarão para atingir a costa. Segundo a ‘NHK’, esse tempo será melhorado para um alerta de aproximadamente 20 minutos antes de um impacto de ondas menores, enquanto ondas grandes poderão ser previstas com mais antecedência.
Fonte: NHK News Japan.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.