Japão quadruplica número de monitores marinhos de alerta para tsunami

A ampliação dos dispositivos permitirá emitir alertas para tsunamis de forma mais rápida e precisa.
Tsunami de 2011 no nordeste do Japao Foto Reproducao YouTube 900x600 2 min
Foto: Reprodução / YouTube

Em uma tentativa de emitir alertas de forma mais rápida e precisa, o Japão quadruplicou o número de monitores para tsunamis no Oceano Pacífico, com início previsto já na quinta-feira (28), informou nesta terça-feira o portal ‘NHK News Japan’.

Segundo a publicação, os monitores estão sendo instalados no leito marinho do Oceano Pacífico pelo órgão de Pesquisa Nacional para Ciência da Terra e Prevenção de Desastres.

Agora, o número de dispositivos será ampliado de 56 para 212, o que permitirá a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês) a emitir alertas de tsunami mais precisos e em tempo menor tempo.

Das 156 novas unidades, 125 estão sendo instaladas ao largo da costa leste do Japão, enquanto a costa oeste terá em seu largo 31 novos monitores.

A ampliação dos monitores permitirá calcular com mais precisão a altura das ondas e o tempo que levarão para atingir a costa. Segundo a ‘NHK’, esse tempo será melhorado para um alerta de aproximadamente 20 minutos antes de um impacto de ondas menores, enquanto ondas grandes poderão ser previstas com mais antecedência.

Fonte: NHK News Japan.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Ataque em clinica de deficientes no Japao deixa 19 mortos Foto Reproducao TV Asahi

Sobe para 19 o número de mortos em ataque a centro de deficientes no Japão

Next Article
Obra de Kousyuuya Foto Divulgacao kousyuuya

Vídeo mostra a incrível habilidade do japonês Kousyuuya pintando dragões

Related Posts