Quase 7 após tragédia, cidade em Fukushima inicia limpeza radioativa

É esperado que a cidade onde está situada a usina de Fukushima volte a ser habitável em 2022.
Trabalhos de limpeza radioativa em Futaba Fukushima Foto Kyodo 900x550 min
Trabalhos de descontaminação em Futaba | Foto: Kyodo

Um esperado projeto de limpeza radioativa começou ontem (25) em uma das duas cidades onde está localizado o danificado complexo nuclear Fukushima Daiichi, no nordeste do Japão, um processo que ocorre 6 anos e 9 meses depois de o acidente atômico na usina. A expectativa é de que o município possa ser habitado novamente 11 anos depois da catástrofe, ou seja, em 2022.

Os trabalhos de descontaminação começaram nas áreas poluídas por substâncias radioativas, após o acidente nuclear desencadeado pelo terremoto e o tsunami em 11 de março de 2011, que obrigou a evacuação da cidade e a proibição das visitas à região, informaram as autoridades locais.

O plano de descontaminação faz parte de um projeto do governo do Japão, com o objetivo de que estas áreas possam voltar a ser habitadas, que incluirá também o desenvolvimento de infraestruturas na região.

O processo de limpeza, no entanto, é totalmente financiado pela Tokyo Electric Power Company (TEPCO), operadora responsável pela danificada central atômica de Fukushima.

“Sentir que a reconstrução progride ajudará a estimular a motivação das pessoas da cidade para retornar”, afirma o prefeito de Futaba, Shiro Izawa, em declarações recolhidas pela agência japonesa “Kyodo”.

Futaba e Okuba são os dois municípios que hospedam a central de Fukushima Daiichi, e a população de ambas – 6.093 pessoas no caso da primeira – teve que ser evacuada por completo após o desastre nuclear.

Atualmente, Futaba é considerada uma área de “difícil retorno”, por isso nenhum de seus habitantes pôde voltar para casa e somente 4% da cidade está aberta a visitas.

Por enquanto, foi iniciada a eliminação da camada superior do solo perto da estação ferroviária de Futaba, bem como o corte da grama nas ruas e a demolição de cerca de 60 casas e instalações públicas na cidade, sob a supervisão do Ministério do Meio Ambiente.

Espera-se que Futaba volte a ser habitável em 2022, quando o governo japonês planeja retirar a ordem de evacuação, enquanto que em 2020 os trens poderão retomar as operações nessa linha.

Depois do acidente nuclear foi estabelecida uma área de segurança que tem sido reduzida gradualmente, permitindo que os residentes voltem a suas casas, embora a maioria tenha preferido não fazê-lo, dada a escassez de serviços e o medo da radioatividade, entre outros motivos.

As emissões e vazamentos radioativos que resultaram do desastre na central de Fukushima Daiichi ainda mantêm evacuadas milhares de pessoas que viviam próximo da usina e afetaram negativamente a agricultura, pecuária e pesca local.

O acidente em Fukushima gerou a pior crise nuclear mundial desde a ocorrida na central de Chernobyl, ou Chernobil, na Ucrânia, em 1986. Os altos níveis de radiação deixaram grande parte da região inabitável até os dias atuais.

Fontes: Agência EFE | Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Sede do Banco do Japao Foto Wikimedia Commons 900x600 28 03 2016

BC do Japão manterá política de estímulos monetários, diz Kuroda

Next Article
Preços no Japão | ©Shizuo Kambayashi/AP

Inflação ao consumidor do Japão tem 11ª alta seguida

Related Posts