Notícias

Japão melhora avaliação econômica pelo 2 mês seguido

©Media Commons

Mesmo em meio a grave situação devido ao coronavírus, o governo japonês diz que a economia “mostra sinais de aceleração recentes”.

O governo do Japão melhorou sua avaliação econômica pelo segundo mês seguido, de acordo com o relatório econômico para o mês de julho, embora autoridades reconheçam que a situação continua grave diante de uma segunda onda de casos de coronavírus no país, bem como em muitas partes do mundo.

Em sua avaliação, o governo descreveu que a terceira maior economia do mundo está “mostrando sinais de aceleração” da recessão provocada pela Covid-19, destacando um otimismo cauteloso entre autoridades conforme mais países começam a reabrir suas economias.

Analistas dizem que a demanda mundial por carros e outros bens duráveis não deve se recuperar com força dada a ressurgência dos casos de coronavírus nas principais economias.

“A economia japonesa permanece em situação grave devido ao novo coronavírus, mas está mostrando sinais de aceleração recentemente”, disse o governo em seu relatório econômico de julho.

“A tendência de aceleração na economia deve continuar (…) Entretanto, deve-se prestar atenção ao risco de que infecções no país e no exterior afetem as economias”, completou.

A economia do Japão está à beira de sua pior recessão pós-guerra já que a crise de saúde afeta a atividade de empresas e do consumidor.

Segundo uma pesquisa da Reuters, a economia japonesa deve encolher 5,3% neste ano fiscal, maior contração em décadas, seguida de recuperação de 3,3% no próximo ano.

Com agência Reuters.