Terremoto de magnitude 6.0 abala o nordeste do Japão

O forte tremor teve epicentro no litoral perto de Iwate e sentido em várias cidades, até em Hokkaido.
Alerta de terremoto Foto Stockvault Free
Foto: Stockvault

Um potente terremoto de magnitude 6.0 na escala Richter atingiu o litoral leste do Japão na manhã de quarta-feira (27), sendo sentindo em várias províncias na região de Tohoku (nordeste do país, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), acrescentando que, apesar de forte, não houve risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 05h22 locais de quarta-feira, (17h22 de terça em Brasília), com epicentro registrado no mar, na costa de Iwate, a uma profundidade de 30 km.

Terremoto de 6.0 graus atinge Japao em 27 09 2017 Foto JMA
O mapa mostra o local do epicentro e as áreas afetadas Foto: Reprodução/JMA)

O tremor foi sentindo em uma ampla área de Tohoku e na vizinha Kanto, afetando ainda algumas cidades na ilha de Hokkaido, no extremo norte do arquipélago japonês. A JMA adverte que poderão ocorrer réplicas (tremores secundários) em áreas próximas.

As cidades nas províncias de Aomori, Iwate e Miyagi (Tohoku) foram as mais abaladas pelo sismo, atingindo intensidade máxima de 4 graus na escala japonesa, que vai de 1 até 7.

A magnitude na escala Richter (6.0) equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa (4) considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor.

De acordo com a emissora pública ‘NHK’, a Tokyo Eletric Power (Tepco), que opera as usinas nucleares na região de Tohoku, onde está localizada a danificada usina Fukushima Daiichi, informou que o sismo não afetou suas instalações atômicas.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes (lista de cidades atingidas e os respectivos graus de intensidades registrados pela escala japonesa em cada uma delas), visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Do Mundo-Nipo

Total
0
Shares
Previous Article
Honda HR V 2017 Foto Divulgacao

Honda HR-V lidera lista dos SUVs mais vendidos em 2017

Next Article
Principe e princesa de Akishino no aeroporto de Haneda Foto Kyodo

Príncipe Akishino inicia visita ao Chile

Related Posts