Atualizado em 28/10/2011 – às 08h11
Um barco pesqueiro que desapareceu após ser atingido pelo tsunami de 2011, no nordeste do Japão, foi encontrado na costa da ilha de Okinawa, no sul do arquipélago, a 2,3 mil quilômetros de distância de onde desapareceu.
Segundo o governo provincial de Okinawa, a embarcação de sete metros de comprimento foi encontrada na última segunda-feira (23), mais precisamente na costa de Ishigaki, ilha a oeste de Okinawa.
O governo então pediu a uma agência local da Guarda Costeira do Japão para investigar a origem do barco através de sua numeração.
Na quarta-feira (25), o governo foi informado que o número da embarcação era o registro de um barco de pesca pertencente a uma cooperativa pesqueira na cidade de Ofunato, na província de Iwate, uma das mais afetadas pelo terremoto e tsunami em 11 de março que, praticamente, devastou a região de Tohoku, nordeste japonês.
Autoridades de Okinawa e da Guarda Costeira acreditam que o barco tenha ficado à deriva por mais de 6 anos antes de chegar à costa sul do arquipélago.
Junto à embarcação que foi identificada, havia um barco de pesca menor, medindo cerca de cinco metros de comprimento.
Na tentativa de identificar a origem do barco menor, o governo de Okinawa ainda está contando com a colaboração da agência local da Guarda Costeira e da Cooperativa de Iwate.
“O destino das duas embarcações será decidido somente após a identificação do segundo barco”, disse o governo provincial nesta sexta-feira (27), acrescentando que o barco menor tem grandes chances de também ser um entre as centenas de embarcações que foram atingidas pelo “grande tsunami de 2011”.
Do Mundo-Nipo
Fonte: NHK World News Japan
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.