Barco que sumiu no tsunami de 2011 aparece em Okinawa

Acredita-se que o barco de pesca tenha ficado à deriva por mais de 6 anos.
Tsunami de 2011 no nordeste do Japao Foto Reproducao YouTube 900x600 2 min
Foto: Reprodução / YouTube

Atualizado em 28/10/2011 – às 08h11


Um barco pesqueiro que desapareceu após ser atingido pelo tsunami de 2011, no nordeste do Japão, foi encontrado na costa da ilha de Okinawa, no sul do arquipélago, a 2,3 mil quilômetros de distância de onde desapareceu.

Segundo o governo provincial de Okinawa, a embarcação de sete metros de comprimento foi encontrada na última segunda-feira (23), mais precisamente na costa de Ishigaki, ilha a oeste de Okinawa.

O governo então pediu a uma agência local da Guarda Costeira do Japão para investigar a origem do barco através de sua numeração.

Na quarta-feira (25), o governo foi informado que o número da embarcação era o registro de um barco de pesca pertencente a uma cooperativa pesqueira na cidade de Ofunato, na província de Iwate, uma das mais afetadas pelo terremoto e tsunami em 11 de março que, praticamente, devastou a região de Tohoku, nordeste japonês.

Autoridades de Okinawa e da Guarda Costeira acreditam que o barco tenha ficado à deriva por mais de 6 anos antes de chegar à costa sul do arquipélago.

Junto à embarcação que foi identificada, havia um barco de pesca menor, medindo cerca de cinco metros de comprimento.

Na tentativa de identificar a origem do barco menor, o governo de Okinawa ainda está contando com a colaboração da agência local da Guarda Costeira e da Cooperativa de Iwate.

“O destino das duas embarcações será decidido somente após a identificação do segundo barco”, disse o governo provincial nesta sexta-feira (27), acrescentando que o barco menor tem grandes chances de também ser um entre as centenas de embarcações que foram atingidas pelo “grande tsunami de 2011”.

Do Mundo-Nipo
Fonte: NHK World News Japan

Total
0
Shares
Previous Article
Bolsa de Toquio 27102017 Foto Nikkei 900x550 min

Bolsa de Tóquio salta 1,24% e rompe marca histórica de 22 mil pontos

Next Article
Consulta medica Foto Stockvault 900x550 min

Japão planeja cortar gastos com a saúde dos idosos em 2018

Related Posts