EUA reafirmam compromisso com a segurança do Japão

Abe foi o primeiro chefe de governo com o qual Trump se reuniu logo após a vitória eleitoral.
Bandeiras de Japao e EUA Foto Shutterstock
Foto: Shutterstock

Durante uma conversa por telefone com o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, realizada neste sábado (28), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou o compromisso de seu país com a segurança do Japão, informou a Casa Branca em um comunicado, de acordo com a agência de notícias AFP.

O líder japonês será recebido por Trump no dia 10 de fevereiro na Casa Branca, em Washington, enquanto o novo secretário de Defesa, James Mattis, viajará “em breve” ao Japão, um aliado de longa data dos Estados Unidos, destaca o comunicado.

A conversa aconteceu poucos dias depois do presidente Trump ter anunciado formalmente a saída dos Estados Unidos do Tratado de Livre Comércio TransPacífico (TPP), do qual o Japão é um dos signatários.

Os 12 países do TPP representam 40% da economia mundial. A participação dos Estados Unidos no acordo é considerada fundamental e Abe disse que tentaria convencer Trump sobre seus méritos.

Trump provocou inquietação em Tóquio ao citar uma possível retirada dos soldados americanos do sul da península coreana e do Japão, caso não acontecesse um aumento significativo da contribuição financeira dos dois países.

Abe foi o primeiro chefe de governo com o qual Trump se reuniu logo após a vitória eleitoral. Os dois se reuniram em Nova York em novembro do ano passado, antes da posse do republicano.

(Com Agência AFP)

Total
0
Shares
Previous Article
Kisenosato recebe titulo de yokozuna Foto Kyodo 900x600 02

Kisenosato coloca Japão no topo do sumô após duas décadas

Next Article
Producao de Aco Foto Creative Commons

Produção de aço bruto do Japão cai em 2016 e atinge pior nível em 7 anos

Related Posts