Notícias

EUA reafirmam compromisso com a segurança do Japão

Foto: Shutterstock

Abe foi o primeiro chefe de governo com o qual Trump se reuniu logo após a vitória eleitoral.

Durante uma conversa por telefone com o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, realizada neste sábado (28), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou o compromisso de seu país com a segurança do Japão, informou a Casa Branca em um comunicado, de acordo com a agência de notícias AFP.

O líder japonês será recebido por Trump no dia 10 de fevereiro na Casa Branca, em Washington, enquanto o novo secretário de Defesa, James Mattis, viajará “em breve” ao Japão, um aliado de longa data dos Estados Unidos, destaca o comunicado.

A conversa aconteceu poucos dias depois do presidente Trump ter anunciado formalmente a saída dos Estados Unidos do Tratado de Livre Comércio TransPacífico (TPP), do qual o Japão é um dos signatários.

Os 12 países do TPP representam 40% da economia mundial. A participação dos Estados Unidos no acordo é considerada fundamental e Abe disse que tentaria convencer Trump sobre seus méritos.

Trump provocou inquietação em Tóquio ao citar uma possível retirada dos soldados americanos do sul da península coreana e do Japão, caso não acontecesse um aumento significativo da contribuição financeira dos dois países.

Abe foi o primeiro chefe de governo com o qual Trump se reuniu logo após a vitória eleitoral. Os dois se reuniram em Nova York em novembro do ano passado, antes da posse do republicano.

(Com Agência AFP)