Governo japonês se vê pressionado após inflação ficar estável em janeiro

A estagnação da inflação tem pressionado o governo de Shinzo Abe, que prometeu inflação mediana de 2% até 2017.
Pessoas no centro comercial de Ginza, em Tóquio | Foto: Reprodução/Kyodo
©Kyodo

O principal indicador da inflação ao consumidor no Japão, ou seja, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), ficou estável em janeiro na comparação anual, enquanto o núcleo do CPI também ficou estável na mesma base de comparação, o que representa um duro golpe sobre os esforços do governo do primeiro-ministro Shinzo Abe, que luta para elevar a inflação no país.

O núcleo do CPI, que exclui os preços voláteis dos alimentos frescos, mas inclui energia, veio em linha com as expectativas mediana de analistas para o primeiro mês de 2016. Já o índice de preços, que exclui tanto alimentos como energia, a medida preferida do Banco do Japão (BoJ), desacelerou para 1,1% em janeiro, de 1,3% em dezembro, a primeira queda em um ano, de acordo com os números preliminares do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do país, que foram divulgados na sexta-feira (26).

A inflação no Japão tem enfraquecido desde o ano passado, influenciada por uma menor demanda dos consumidores e a queda dos preços do petróleo. A autoridade monetária teme que o desalento contínuo dos preços possa levar empresas e famílias a mudar seu comportamento em função da inflação, o que poderia se traduzir na volta da espiral inflacionária.

O recuo da medida de inflação do BoJ, uma espécie de “núcleo do núcleo”, é mais um fator a pressionar as autoridades japonesas. Até então, o discurso era de que o CPI vinha fraco apenas em reação ao tombo dos preços do petróleo, algo que o novo dado desconstrói.

A desaceleração do indicador acontece em meio a outro passo em falso do governo japonês. No início do ano, a autoridade monetária tentou chocar os mercados ao adotar juros negativos para algumas de suas taxas. Muitos, no entanto, acreditam que o movimento falhou em seus principais seus objetivos. Embora os rendimentos dos bônus tenham recuado, como planejado, o iene não se desvalorizou. Muitos japoneses também passaram a comprar cofres para guardar seu dinheiro ao invés de levá-lo ao banco.

Nas últimas semanas, o presidente do BoJ, Haruhiko Kuroda, tem sido chamado frequentemente pelo Parlamento para dar explicações. A decisão de criar um “núcleo do núcleo” veio do próprio Kuroda, em outra tentativa de fazer os consumidores confiarem na alta da inflação.

Economistas veem o resultado como uma grande ameaça aos planos do banco central japonês, que ativou em abril de 2013 um programa de estímulo monetário em massa para acabar com uma década e meia de deflação e conseguir uma inflação anualizada próxima a 2% até 2016, um prazo que foi dilatado para acontecer em a”algum momento do ano fiscal d 2017″.

Fontes: Agência Kyodo | Agência Estado.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Navio Kasato Maru no porto de Santos Foto Reproducao Cartao Postal

Navio que levou primeiros japoneses ao Brasil será resgatado do fundo do mar

Next Article
Filmes As memorias de Marnie e O menino e o mundo

Brasil e Japão torcem por suas animações que competem hoje no Oscar

Related Posts