A Bolsa de Valores Tóquio se recuperou do tombo na véspera e fechou em alta superior a 1% nesta terça-feira (28), impulsionada por vendas de ações de eletrônicos, mas com investidores ainda preocupados com as dificuldade que o presidente norte-americano Donald Trump têm enfrentado para implementar sua agenda de reformas e assim impulsionar a economia dos Estados Unidos.
O índice Nikkei, que reúne as empresas mais negociadas da bolsa na capital japonesa, subiu 1,14%, situando-se nos 19.202,87 pontos, depois de cair 1,44% ontem e atingir o patamar mais baixo desde 9 de fevereiro.
O fracasso do presidente dos EUA, Donald Trump, em aprovar um projeto de saúde no Congresso americano na semana passada foi o estopim da liquidação no mercado japonês e em outras partes da Ásia na segunda-feira.
O movimento de vendas no Japão, contudo, perdeu força, embora persistam temores de que Trump enfrente dificuldades mais adiante de implementar outros planos, que incluem cortes de impostos e maiores investimentos em infraestrutura.
Ações de fabricantes de eletrônicos foram destaque positivo em Tóquio hoje, caso da Sharp (+3,8%), da Fujitsu (+3,4%) e da Panasonic (+3,1%).
Com informações do Estadão
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.