Atualizado em 01/12/2017
O governo do Japão manteve inalterada sua avaliação otimista sobre a economia do país pelo sexto mês consecutivo, ressaltando que o crescimento econômico permanece em um caminho de recuperação ajudado, sobretudo, pelos gastos do consumidor e pelo investimento empresarial, de acordo com o relatório mensal relativo ao mês de novembro e divulgado nesta terça-feira (28) pelo Escritório do Gabinete Japonês.
“A economia do Japão continua a se recuperar moderadamente como tendência”, diz o governo no relatório.
O relatório é o primeiro desde que o governo anunciou neste mês que a economia cresceu pelo sétimo trimestre consecutivo entre julho e setembro –sua expansão mais longa em 16 anos– embora o consumo privado tenha sofrido uma queda incomum.
Mas o governo disse no relatório desta terça-feira que o consumo privado estava “acelerando moderadamente”, classificação inalterada ante o mês passado, com o índice de confiança do consumidor rondando as máximas de quatro anos.
O governo manteve sua avaliação de que os gastos de capital estavam se “elevando”, sustentados pelas encomendas de maquinário e por um aumento nos gastos em construção.
O relatório também manteve a perspectiva de que as exportações e a produção industrial estavam “acelerando” e devem continuar a se expandir devido à sólida demanda no exterior.
Com Agência Reuters Brasil
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.