Notícias

Terremoto de magnitude 5,9 atinge o norte do Japão

©Mundo-Nipo

Tremor teve epicentro no mar, entre Aomori e Hokkaido. É o 4º terremoto com magnitude superior a 5 graus registrado no Japão nos últimos oito dias.

Um terremoto de magnitude 5,9 na escala Richter atingiu nesta quarta-feira (28) a costa norte do Japão, próximo a ilha de Hokkaido, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), acrescentando que não houve risco de tsunami na região que recentemente foi abalada por um potente tremor de magnitude 6,7 que provocou a morte de mais de 40 pessoas na região.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 11h23 locais desta quarta-feira (00h23 pelo horário verão em Brasília), com epicentro registrado no mar entre Aomori e Hokkaido, a uma profundidade muito superficial, inferior a 10 quilômetros.

O mapa mostra onde ocorreu o epicentro e as cidades afetadas | Reprodução/JMA

As cidades de Hakodate, Kushiro, Urakawa, Shin-hidaka, Tokachi Taiki e Urahoro, em Hokkaido, e Hiranai, em Aomori, foram as mais abaladas pelo tremor, registrando intensidade máxima de 3 graus na escala japonesa, que vai de 1 até 7.

A magnitude na escala Richter (5,9) equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa (3) considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor. Contudo, a JMA alerta para provável incidência de réplicas (tremores secundários) na região.

Este terremoto é o quarto com magnitude igual ou superior a 5 na escala Richter registrado no Japão nos últimos oito dias e ocorre no dia seguinte ao tremor de magnitude 5 atingir a região de Kanto, leste do Japão, com epicentro registrado na província de Ibaraki, ao norte da baía de Tóquio.

Saiba mais
» Terremoto de magnitude 5,0 abala a região leste do Japão

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

Do Mundo-Nipo
Fonte: Japan Meteorological Agency.

%d blogueiros gostam disto: