Japão está em alerta diante de possível lançamento de míssil norte-coreano

O Exército recebeu ordens para derrubar o suposto míssil e assim evitar que o projétil caía sobre território japonês.
Antimissil japones Type88 SSM Foto Wikimedia Commons 900x600 29 01 2016
Antimíssil japonês Type88 SSM (Foto: Wikimedia Commons)

O governo do Japão ordenou nesta sexta-feira (29) às forças de autodefesa do país para se preparem diante da possibilidade de um lançamento de míssil por parte da Coreia do Norte. A ordem é derrubar o suposto projétil e assim evitar que o artefato caía sobre território japonês. “Tomamos as medidas necessárias para poder responder a qualquer tipo de situação”, afirmou o porta-voz do primeiro-ministro Shinzo Abe, Yoshihide Suga.

Suga não deu mais dados sobre a iniciativa do Ministério da Defesa, de modo a não revelar “informação sensível” sobre a capacidade do Japão para interceptar mísseis.

As últimas imagens de satélite da base norte-coreana de Sohae mostraram que há movimentação nas instalações e que a Coreia do Norte pode estar preparando o lançamento, em breve, de um projétil de longo alcance, como Seul, Tóquio e Washington tinham alertado.

O ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Fumio Kishida, disse hoje que acertou, em teleconferência com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, uma cooperação sobre a questão do lançamento norte-coreano.

“Trabalharemos estreitamente com os Estados Unidos e outros países envolvidos e tomaremos todas as medidas possíveis para garantir a segurança do público”, disse Kishida, em entrevista.

O novo lançamento pode ocorrer no momento em que os países do Conselho de Segurança das Nações Unidas estudam sanções adicionais à Coreia do Norte devido ao seu quarto teste nuclear, feito no início do mês.

(Com informações da Agência Brasil e Agência Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Sede do Banco do Japão | ©Aflo Images

BC do Japão surpreende ao adotar política de juros negativos

Next Article
Dolar Foto Stockvault 900x600 28 12 2015 otimizada 02

Dólar fecha semana com perdas após BC do Japão cortar juros

Related Posts