A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em leve alta nesta quarta-feira (29), influenciada por indicadores positivos nos Estados Unidos, o que gerou melhora na perspectiva de crescimento mais forte da primeira economia mundial.
O índice Nikkei, que reúne as empresas mais negociadas da bolsa na capital japonesa, encerrou em leve alta de 0,08%, aos 19.217,48 pontos, depois de avançar 1,14% no pregão anterior.
O mercado japonês foi beneficiado após indicadores positivos de confiança do consumidor e preços de moradias divulgados ontem nos EUA aliviarem preocupações com o futuro da agenda de políticas do presidente americano, Donald Trump.
A recuperação do dólar ante o iene também ajudou a impulsionar papéis em Tóquio. Fabricantes de eletrônicos voltaram a se destacar, com ganhos da Sharp (+3,4%), Panasonic (+2,9%) e Toshiba (+2,2%). Após o encerramento dos negócios na bolsa japonesa, a Toshiba confirmou que sua unidade nuclear nos EUA entrou com pedido de concordata.
Por outro lado, muitas ações foram negociadas com ex-dividendos, o que significa que hoje foi o último dia para investidores receberem dividendos do semestre que se encerra em 31 de março. Foi o caso da Japan Airlines (-3,6%), Takeda Pharmaceutical (-2,4%) e Japan Post Insurance (-3,2%).
O efeito negativo do ex-dividendos acabou comprometendo o desempenho do Nikkei nesta quarta.
Com informações do Estadão Conteúdo.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.