Desemprego no Japão cai em junho e atinge menor nível em 21 anos

Enquanto isso, a disponibilidade de emprego no Japão atingiu o seu nível mais alto desde agosto de 1991.
Trabalhadores japoneses Foto Junko Kimura iStock Free 900x600 min
Foto: Junko Kimura/iStock Free

A taxa de desemprego no Japão recuou ao seu nível mais baixo em 21 anos, caindo para 3,1% em junho a um ajuste sazonal, enquanto a disponibilidade de emprego no país continua em seu nível mais alto em quase 25 anos, informou nesta sexta-feira (29) o governo do país, sinalizando que o mercado de trabalho japonês continua apertado diante da falta de mão de obra e em meio à crescente oferta de empregos.

De acordo com o relatório do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações, o número de pessoas sem emprego em junho situou-se em 2,1 milhões, o que representa um decréscimo de 140 mil desempregados em relação ao mês anterior e marca o 73º declínio mensal consecutivo. Trata-se da taxa mais baixa há exatos 21 anos, ou seja, desde julho de 1995.

Por gênero, a taxa de desemprego para os homens caiu 0,2 pontos percentuais em junho ante maio e situou-se em 3,2%, enquanto que para as mulheres subiu 0,1 pontos percentuais, fixando-se em 3,0% no sexto mês do ano.

Por sua vez, o número de empregados aumentou para 64,56 milhões, ou seja, o mercado de trabalho no Japão viu um acréscimo de 470 mil trabalhadores em junho na comparação com o mesmo do ano passado.

Dados separados do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social mostraram que a relação entre oferta de trabalho e candidato situou-se em 1,37 em junho ante 1,36 em junho, ou seja, havia no país 137 empregos disponíveis para cada 100 pessoas em busca de trabalho no sexto mês do ano. O número representa o nível mais alto já registrado no país desde agosto de 1991.

“A situação do emprego continua em uma tendência de melhora”, disse um porta-voz do governo durante a coletiva de imprensa para a divulgação dos dados.

Fontes: Agência Kyodo | MNI News.

Total
0
Shares
Previous Article
Carteiras de trabalho Foto Bruno Figueiredo

Brasil registra 11,6 milhões de desempregados no 2º trimestre

Next Article
Mapa do Brasil Regiao Sul

Plebiscito informal tenta separar região Sul do resto do Brasil

Related Posts