Notícias

Fraqueza da demanda global faz Japão reduzir previsão de crescimento do PIB

©Aflo Images

Japão tem visto suas exportações enfraquecerem devido, em grande parte, a prolongada guerra comercial entre EUA e China.

Atualizado em 30/07/2019

O governo do Japão reduziu sua estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano por conta, principalmente, da fraqueza nas exportações, em um sinal de que a prolongada guerra comercial entre Estados Unidos e China está afetando a terceira maior economia do mundo.

Mas a previsão, que serve como base para compilar o orçamento do Estado e a política fiscal do governo, ainda é quase duas vezes maior que as projeções do setor privado.

A estimativa agora é que a economia japonesa cresça 0,9% em termos reais ajustados pelos preços no ano fiscal que termina em março de 2020, de acordo com as projeções do Escritório do Gabinete, apresentadas no Conselho de Política Econômica e Fiscal – o principal painel econômico do governo.

Isso marcou um rebaixamento da previsão anterior do governo de um crescimento de 1,3%. O governo japonês estimou um crescimento de 1,2% para o ano fiscal seguinte, a partir de abril de 2020.

As projeções de crescimento do governo são mais otimistas do que as do setor provado.

Economistas do mercado projetam que a economia cresça apenas 0,5% no atual ano fiscal e no ano fiscal de 2020, disse o Escritório do Gabinete, em parte devido à contração das exportações e ao impacto de um aumento planejado de impostos sobre vendas em outubro.

Com Agência Reuters