O poderoso tufão Lionrock continua seu avanço rumo ao arquipélago japonês, se deslocando em direção nordeste a uma velocidade de 25 km/h, com ventos de até 216 km/h, segundo dados da Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês).
Lionrock, o décimo tufão da temporada no Pacífico e catalogado como “muito forte”, está a cerca de 350 quilômetros a sudeste da ilha Hachijo, no arquipélago de Izu, ao sul de Tóquio.
O tufão é a terceira tempestade deste tipo que chega ao Japão em pouco mais de uma semana, e leva chuvas e ventos fortes a amplas áreas do país antes mesmo de tocar o solo.
A agência prevê que o tufão ganhe ainda mais força e mude sua trajetória em direção noroeste nas próximas horas rumo à ilha principal de Honshu, a maior e mais povoada do país, passando perto de Tóquio nesta terça-feira antes de seguir seu caminho rumo à China.
O organismo estatal prevê ainda ventos de mais de 180 km/h na região de Tohoku (nordeste), e de 126 km/h na região de Kanto (leste do país e onde fica a capital japonesa) e na ilha de Hokkaido (norte).
Lionrock é o terceiro tufão que chega ao arquipélago japonês desde o dia 21 de agosto, quando o primeiro deles, o Kompasu, deixou um morto na ilha de Hokkaido.
Fontes: Agência Efe | Agência Kyodo.