Inflação no Japão tem 8º mês seguido de alta

A alta do índice de preços ao consumidor correspondeu a uma previsão mediana do mercado.
Preços em mercado no Japão | ©iStock
©iStock

O principal indicador da inflação ao consumidor no Japão subiu pelo oitavo mês consecutivo, de acordo com dados divulgados hoje (29) pelo governo do país, sinalizando que a economia japonesa está em progresso estável, em direção à meta de inflação de 2% do pretendida pelo Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês).

O núcleo do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), subiu 0,7% em agosto ante o mesmo mês do ano passado a um ajuste sazonal , após apresentar alta de 0,5% em julho também em termos anualizados, segundo dados divulgados pelo Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do país.

O aumento do núcleo nacional do índice de preços ao consumidor, que inclui produtos derivados de petróleo, mas exclui os preços voláteis de alimentos frescos, correspondeu a uma previsão mediana do mercado.

Na comparação mensal, o núcleo subiu o,1 % e situou-se em 100,3 pontos contra uma base de 100 estabelecida em 2015.

Eliminando o efeito de alimentos frescos e energia, os preços ao consumidor subiram 0,2% em agosto ante um ano atrás. O índice nessa base de comparação ficou em 100,8 pontos.

O núcleo dos preços ao consumidor em Tóquio, disponível um mês antes dos dados nacionais, subiu 0,5 por cento em setembro em relação ao ano anterior.

*A tabela com os dados completos pode ser conferida no site do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações.

Total
0
Shares
Previous Article
Yuriko Koike em maio de 2017 Foto Reuters Kyodo

Governadora de Tóquio desafia a elite política do Japão

Next Article
Bandeiras de Japao e China Foto iStock 10 2017

Líderes de Japão e China lembram 45º aniversário das relações

Related Posts