Japoneses criam vaso sanguíneo artificial mais fino do mundo

A descoberta pode representar um avanço no campo da cirurgia ao fazer a ligação de artérias cerebrais e vasos linfáticos.
Vasos sanguineos Foto Wikimedia Commons 900x550 otimizada
Vasos sanguíneos (Foto: Wikimedia Commons)

Pesquisadores japoneses desenvolveram o vaso sanguíneo artificial mais fino já criado até agora. Segundo eles, a descoberta pode representar um avanço no campo da cirurgia ao fazer a ligação de artérias cerebrais e vasos linfáticos, conforme noticiou a imprensa japonesa e internacional no final desta semana.

O novo vaso sanguíneo artificial tem apenas 0,6 milímetros de diâmetro e foi concebido por uma equipe do Departamento de Engenharia Biomédica do Centro Nacional Cerebral e Cardiovascular do Japão, segundo o jornal “Asahi”.

A equipe, liderada pelo professor Yasuhide Nakayama, fez uso de um processo no qual o colágeno envolve um corpo estranho quando este entra no organismo.

Para obter o microvaso sanguíneo, uma haste da espessura da veia desejada foi introduzida em um rato. Depois de dois meses, quando o colágeno tinha envolvido o objeto e formado uma veia, a haste foi retirada.

Faz seis meses que o vaso foi transplantado a uma artéria e até hoje continua funcionando com total normalidade, segundo os pesquisadores.

Os vasos sanguíneos artificiais disponíveis atualmente são feitos de materiais como os fluoroplásticos, que acabam sendo substituídos por material gerado pelo próprio organismo.

O problema é que com diâmetros inferiores a seis milímetros são propensos à formação de coágulos sanguíneos em seu interior.

A equipe do professor Nakayama espera que suas descobertas possam permitir enxertos mais complexos em áreas sensíveis do organismo.

(Do Mundo-Nipo com a Agência EFE)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Playstation 2 Foto Divulgacao Sony 900x471 02

Os 10 videogames mais vendidos de todos os tempos

Next Article
Caca as baleias Foto Distribuicao Sea Shepherd 900x600

Japão retomará caça às baleias em março de 2016

Related Posts