Do Mundo-Nipo
A filial japonesa do McDonald’s está lançando nesta quarta-feira (30) nuggets feitos de queijo de soja (tofu) e legumes, conforme publicou o ‘The Wall Street Journal’.
A novidade acontece em menos de uma semana depois de o McDonald’s anunciar a suspensão da venda de todos os produtos de frango importados da China. A gigante norte-americana de fast food afirmou, no entanto, que o lançamento do produto já estava previsto para ser lançado no Japão antes do escândalo da carne estragada.
“Os novos nuggets não têm frango”, disse uma porta-voz do McDonald’s no Japão ao jornal, e serão feitos em fábricas japonesas. Os ingredientes incluem cebola, soja, cenoura e peixe moído, mas o tofu é o principal.
Os produtos serão vendidos até o final de setembro por 249 ienes (cerca de R$ 5,45) a porção com quatro unidades, acompanhada de molho de gengibre.
Escândalo da carne chinesa
Autoridades chinesas fecharam na semana passada a fábrica Husi Food, filial chinesa da produtora de alimentos americana OSI. A fábrica é suspeita de vender carne estragada a grandes empresas de fast food, incluindo McDonald’s, KFC e Pizza Hut (grupo Yum).
A OSI anunciou neste fim de semana que retirará do mercado todos os produtos fabricados pela sua fábrica de Xangai.
O escândalo chegou ao Japão, onde o McDonald’s confirmou que 20% de seus nuggets eram provenientes da fábrica chinesa.
Na sexta-feira (25), o McDonald’s havia informado que tinha interrompido as importações e a venda dos produtos produzidos com alimentos vindo da Husi Food, filial chinesa da norte-americana Osi Group, e que passaria a comprar esses produtos de apenas de fornecedores na Tailândia.
A interrupção das vendas ocorreu nas mais de três mil unidades japonesas da rede e representava 17 mil toneladas de carne de frango. Essa quantidade equivale a 38% dos produtos à base de frango vendidos no Japão – 20% só dos Chicken McNuggets.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.