Imperador do Japão deve se pronunciar sobre abdicação em 8 de agosto

É provável que o imperador se pronuncie ao vivo em um discurso de aproximadamente 10 minutos de duração.
Imperador Akihito Foto Pool Agencia da Casa Imperial
Imperador Akihito (Foto: Pool/Agência da Casa Imperial)

O imperador do Japão, Akihito, deve se pronunciar em 8 de agosto sobre a suposta intenção de abdicar do trono em nome de seu filho mais velho, o príncipe Naruhito, de 56 anos, informou a emissora pública ‘NHK’.

Aos 82 anos, Akihito vem sofrendo para cumprir com suas obrigações como imperador, uma posição que exige presença em vários eventos e cumprimentos de protocolos tanto nacionais como no exterior. Contudo a idade avançada e o estado de saúde precário têm sacrificado Akihito no cumprimento da Agenda Imperial, conforme noticiou a ‘NHK’.

De acordo com a publicação, a Agência da Casa Imperial estaria planejando que o líder pronunciasse ao vivo um discurso de aproximadamente 10 minutos de duração.

Muito discreto, o imperador só se dirigiu pela televisão ao povo japonês em uma ocasião, em 16 de março de 2011. Nesse dia, Akihito prestou condolências às vítimas do terremoto e tsunami que devastaram o nordeste do país no dia 11 do mesmo mês.

Saúde debilitada
Nos últimos anos, Akihito passou por uma série de enfermidades, com uma cirurgia cardíaca e tratamento para câncer de próstata.

Leis que regem a Casa Imperial do Japão
A Constituição Meiji, que marcou o nascimento do Japão moderno, bem como as leis originais que regem a Casa Imperial, que entrou em vigor na mesma época, veta a possibilidade de abdicação. Mediante a isso, seria necessária uma revisão, com tramites julgados ainda pela Parlamento Japonês, para satisfazer a suposta vontade do imperador.

Akihito chegou ao trono aos 55 anos, em 7 de janeiro de 1989, após a morte do pai, o imperador Hirohito, que teve o mais longo governo entre todos os imperadores, de 1926 a 1989.

Se Akihito abdicar, será a primeira vez que tal ato ocorrerá na linha de sucessão da Família Imperial do Japão desde o imperador Kokaku, que abdicou em 1817.

Total
0
Shares
Veja mais dessa categoria
Total
0
Share