Notícias

Empresas no Japão são afetadas pela desaceleração da economia chinesa

Foto: Stockvault / Free Images

Grandes fabricantes japonesas como a Canon, por exemplo, viram seus lucros operacionais despencarem quase 60% no trimestre de abril a junho.

As grandes companhias no Japão registraram forte retração no lucro operacional no primeiro trimestre fiscal japonês, afetadas pela queda na demanda em meio à desaceleração do crescimento econômico na China.

A fabricante de câmeras Canon divulgou fortíssima redução de 56% no trimestre de abril a junho ante o mesmo período do ano anterior. Segundo a empresa, as vendas de câmeras digitais foram menores com a demanda enfraquecida na China.

Além disso, executivos da Canon rebaixaram a projeção anual de seus negócios. Agora, a previsão é de que o lucro operacional despenque mais de 37%. A previsão anterior era entorno de 20%.

Já a fabricante de componentes eletroeletrônicos Nidec anunciou queda de 38,8%. A companhia explicou que o declínio na expansão da economia chinesa afetou as vendas de vários produtos, incluindo motores industriais.

Enquanto isso, a Omron, que fabrica produtos eletrônicos, informou retração superior a 41%. Dirigentes da empresa relatam redução dos embarques de produtos para fábricas à medida que empresas na China diminuem investimentos em bens de capital.

Os informes financeiros referentes ao primeiro trimestre fiscal de outras grandes empresas japonesas, tais como Toyota e Sony, serão divulgados no decorrer da semana.

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: NHK News.