Uma pessoa morreu e outras 18 ficaram feridos em uma explosão aparentemente provocada por um vazamento de gás na manhã desta quinta-feira (30) em um restaurante em Fukushima, no nordeste do Japão, segundo noticiou a agência Kyodo em seu site canal aberto de notícias.
A explosão ocorreu por volta das 9h no horário local (21h de quarta-feira no horário de Brasília) em uma unidade da rede de restaurante Colowide Co., especializada em shabu-shabu (pratos quentes compostos por cozidos mistos), localizado na cidade de Koriyama.
Hiroshi Furukawa, de 50 anos, foi encontrado morto no local da explosão. Furukawa estava trabalhando para a empresa responsável pela reforma do restaurante. Ele era o supervisor no local.
Duas mulheres na faixa dos 40 anos sofreram ferimentos graves, mas não correm risco de morte, enquanto 12 homens e quatro mulheres com idades entre 20 e 80 anos sofreram ferimentos leves, informou a polícia de Koriyama.
“Pedimos sinceras desculpas por causar um acidente tão grave”, disse Kohei Nojiri, presidente da operadora da rede de restaurantes Colowide, durante uma conferência de imprensa – Colowide é a controladora da Reins International, que administra o restaurante da rede.
A Kyodo News informou que os bombeiros encontraram seis cilindros de gás propano no local, três dos quais mostraram traços de vazamento de gás.
Todas as paredes do prédio que abrigava o restaurante foram completamente destruídas, restando apenas a estrutura de aço após a explosão.
Em meio a pandemia do novo coronavírus, o restaurante foi fechado temporariamente no dia 21 de julho, e estava passando por reformas, disse a Colowide em seu comunicado à imprensa, acrescentando que a unidade que explodiu iria reabrir na sexta-feira.
Em um banco próximo, dois funcionários e dois clientes estavam entre os feridos pela explosão, cuja potência quebrou as janelas do banco. Outro banco localizado a 100 metros do local da explosão também foi danificado.
Com o incidente causando danos em edificações vizinhas, que inclui várias casas residenciais e prédios comerciais no entorno do restaurante, o governo da cidade de Koriyama criou um centro de abrigo para os moradores nas proximidades.
Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo News.