Gastos das famílias voltam a crescer no Japão

Enquanto isso, o rendimento médio mensal das famílias assalariadas subiu para cerca de 13,6 mil reais.
Loja de eletrodomesticos Toquio Foto AJW Images
Foto: Arquivo/AJW Images

Atualizado em 02/10/2017


Os gastos das famílias no Japão apresentaram crescimento 0,6% em agosto (em termos reais ajustados aos preços) na comparação com o mesmo mês do ano passado, após recuar 0,2% em julho, quando marcou o segundo declínio seguido, de acordo com o relatório divulgado pelo governo do país nesta sexta-feira (30).

O resultado veio bem melhor que a estimativa mediana de economistas, que esperavam declínio de 0,2% para o oitavo mês do ano.

O levantamento de estatística do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações mostra que, em agosto, a despesa média mensal por cada lar com dois ou mais ocupantes (medida principal do indicador) subiu 0,6% em termos reais (considerando a evolução dos preços ajustados à inflação) na comparação com agosto do ano passado, para 280.320 ienes de gasto médio por domicílio.

Em termos nominais (sem contar com a inflação), o índice apresentou crescimento de 1,4%.

Já a média geral das despesas dos lares japoneses situou-se em 301.574 ienes em agosto, o que representa recuo de 0,8% em termos reais. Em termos nominais, o consumo médio geral manteve-se inalterado em relação a agosto de 2016.

Por sua vez, o rendimento médio mensal das famílias assalariadas subiu para 485.099 ienes, equivalente a 13,6 mil reais, alta de 0,2% e de 1,0% em termos reais e nominais, respectivamente, ante agosto de 2016.

A despesa dos lares é um indicador fundamental para avaliar a tendência do consumo privado, que no Japão representa cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB).

Do Mundo-Nipo

*A tabela com os dados completos pode ser conferida no site do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do Japão (em inglês).

Total
0
Shares
Previous Article
Porto de Yokohama Foto TV Asahi

Exportações do Japão crescem bem mais que o esperado em agosto

Next Article
Precos no Japao Foto Getty Images 900x600 03 01 2016

Vendas no varejo do Japão crescem menos que o esperado em agosto

Related Posts