Atualizado em 02/10/2017
A produção industrial do Japão subiu acima do esperado em agosto, após cair em julho e quebrar uma sequência de duas altas, o que sugere um padrão instável no crescimento, de acordo com dados divulgados pelo governo do país na última sexta-feira (29).
Segundo o relatório preliminar do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI), a produção japonesa subiu 2,1% em agosto em relação ao mês anterior.
O ganho foi ligeiramente maior do que a alta de 1,9% esperada pelos economistas consultados pelo jornal “Nikkei”, e veio depois de uma queda de 0,8% em julho.
Mesmo com a inconstância do setor, o ministério manteve sua avaliação sobre a produção, dizendo que o indicador está crescendo.
Resultados de uma pesquisa conduzida mensalmente pelo governo mostram que os fabricantes japoneses esperam que a produção industrial caia 1,9% em setembro e avance 3,5% em outubro.
A produção industrial, que mede o ritmo das fábricas japonesas, é considerada fundamental para antecipar o desempenho da economia do país, que é altamente dependente do setor manufatureiro.
Do Mundo-Nipo
Fontes: Jornal Valor Econômico | Kyodo News.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.