Tufão Mitag se aproxima do sul do Japão

Mitag é o 18º tufão da temporada e está classificado como forte. Ele deverá levar chuvas torrenciais e ventos violentos ainda hoje ao sul do Japão.
Tufao Mitag Deslocamento 13 50 UTC Foto JMA Edicao mundo nipo.com MN

O forte tufão Mitag está se aproximando das ilhas de Sakishima, localizadas na província de Okinawa, no sul do Japão, onde deverá levar chuvas torrenciais e ventos violentos nesta segunda-feira (30). De acordo com a Kyodo News, autoridades locais alertam que o mar está extremamente agitado, com ondes que podem superar os três metros.

A Agência de Meteorologia do Japão (JMA, na sgla em inglês) informou pela manha de hoje, o Mitag estava se movendo em direção ao noroeste sobre as águas ao sul da Ilha Yonaguni, também pertencentes a Okinawa, a uma velocidade de 20 quilômetros por hora.

Segundo o canal de notícias online da emissora pública NH’, a previsão é de que ele ganhe força enquanto se aproxima do arquipélago de Sakishima.

Ventos com velocidade de até 144 quilômetros por hora devem atingir as ilhas de Yaeyama, com rajadas de vento de até 198 quilômetros por hora. Existe a possibilidade de que ondas com altura de até 10 metros atinjam as ilhas.

De acordo com o boletim mais recente da JMA, o fenômeno Mitag, que é o 18º tufão da temporada no Pacífico, sustenta ventos de 170k/h em seu centro, e caminha a uma velocidade de 30k/h em direção às ilhas ao sul no arquipélago de Okinawa.

Tufao Mitag Foto Edicao mundo nipo.com MN
Boletim da JMA / Tradução mundo-nipo.com

A agência está alertando para a provável alagamentos e inundações, além de ventos fortes, elevação repentina do nível do mar e ondas gigantes.

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: Kyodo News | NHK News | JMA.

Total
0
Shares
Previous Article
Memorial em homenagem as vitimas no Monte Ontake Foto Kyodo

Japão lembra 5 anos da trágica erupção do Monte Ontake

Next Article
Autopecas IN TIME TOUR Foto Stockvault 30092019

Emprego no Japão: vagas em fábrica de autopeças em Fukuoka; ¥1.200/h

Related Posts