Bolsa de Tóquio fecha quase estável por cautela e realização de lucros

Um senso de cautela e realização tomou conta dos investidores após o Nikkei atingir 22.000 mil pontos.
Bolsa de Valores de Toquio Foto Aflo Images 900x550 02 min
Foto: Aflo Images

A Bolsa de Valores de Tóquio reduziu os fortes ganhos vistos pela manhã e fechou praticamente estável nesta segunda-feira (30), um movimento supostamente influenciado por realização de lucros e cautela dos investidores em relação à forte valorização do índice Nikkei na sexta-feira (27), quando rompeu os 22 mil pontos pela primeira vez em 21 anos e quatro meses.

O Nikkei, índice que reúne as ações mais negociadas na capital japonesa, subiu 3,22 pontos, leve variação positiva de 0,01, e encerrou as negociações aos 22.011,67 pontos , maior valor de fechamento desde 5 de julho de 1996.

O negociações no mercado acionário em Tóquio começou positiva logo na abertura do pregão, seguindo os ganhos do pregão anterior tanto na capital japonesa como em Nova York, liderados por ótimos relatórios financeiros de gigantes da tecnologia, incluindo a Amazon  e a Intel.

À tarde, porém, o ritmo em Tóquio sofreu redução em meio a um clima cauteloso com a super valorização nos preços das ações, “após o Nikkei superar a histórica marca dos 22 mil pontos no pregão anterior”, segundo informaram traders ao jornal financeiro Nikkei.

Esse movimento de cautela poderia levar o Nikkei a encerrar as negociações de hoje em baixa, mas a série de divulgação de balanços com lucros sólidos de empresas japonesas ajudou o índice a fechar com variação positiva.

“Nesta sessão de segunda-feira faltou incentivos específicos ou movimentos de investidores que valesse à pena apostar em mais compras [ações]”, disse Tomoaki Fujii, diretor da divisão de pesquisa de investimentos da Akatsuki Securities Inc.

“Um senso de realização [de lucros] pode ter se espalhado entre os investidores depois que o Nikkei chegou aos 22.000 mil, disse Fujii, explicando os movimentos diretos do índice em torno do nível baixo na segunda-feira.

Na China, preocupações com o mercado de bônus e com novas ofertas públicas iniciais (IPOs) de ações levaram as principais bolsas locais a encerrar os negócios com perdas em torno de 0,8% a 1,7%.

Na capital japonesa, papéis do setor de energia destacaram-se positivamente, em reação ao forte avanço dos preços do petróleo na sexta-feira. Maior petrolífera japonesa, a Inpex subiu 1,09%.

No entanto, o melhor desempenho da sessão em Tóquio ficou por conta dos papeis da TOTO, que alavancaram ganhos de 8,98%, enquanto as ações das companhias Tokuyama e da SUMCO saltam 8,70% e 6,88%, respectivamente.

Entre as companhias com o pior desempenho hoje estavam a Yahoo Japan (-4,88%), Ricoh (-4,08%) e Casio Computer (-3,57%).

O volume das negociações nesta segunda em Tóquio subiu para 2,371 bilhões de ações, contra 1.991 bilhões registrados na sexta-feira.

Do Mundo-Nipo
Fontes: Agência IN | Nikkei Asian.

» Veja os fechamentos anteriores da Bolsa de Valores de Tóquio

Total
0
Shares
Previous Article
Toquio amanheceu debaixo de fortes chuvas Foto Wataru Sekita AJW

Fenômeno Saola provoca ventos fortes e tempestades no Japão

Next Article
Policiais reforcam seguranca em Toquio Foto Kyodo 900x550 02 min

Tóquio reforça segurança em antecipação à visita de Trump

Related Posts