Vendas no varejo do Japão crescem pelo 11º mês seguido

É a maior série de ganhos em mais de 7 anos e o melhor percentual de crescimento em 3 meses.
Pessoas atravessando rua em Toquio 102017 Foto Ohsumi Bloomberg 900x600 min
Foto: Ohsumi/Bloomberg

Atualizado em 31/10/2017


As vendas no varejo do Japão em setembro cresceram pelo 11º mês consecutivo na comparação anual, o que representa a maior sequência de altas em sete anos, segundo dados preliminares divulgados pelo governo do país nesta segunda-feira (30), sinalizando disposição dos consumidores em gastar um pouco mais à medida em que o mercado de trabalho continua apertado.

O relatório preliminar do Ministério de Economia, Comércio e Indústria mostra que as vendas subiram 2,2% em setembro ante o mesmo mês do ano passado, depois de subir 1,7% em agosto, segundo dados preliminares. Trata-se do décimo avanço mensal do indicador, maior sequência de crescimento desde junho de 2010.

Apesar do avanço significativo do indicador, que postou a maior alta percentual em três meses, o número é inferior a previsão mediana de 2,5% de crescimento anual projetado por economistas para o nono mês de 2017.

Na comparação mensal e após ajustes sazonais, as vendas no varejo avançaram 0,8% em setembro ante agosto, o que representa a nona alta mensal seguida.

Segundo o ministério, as vendas foram impulsionadas por uma demanda maior observadas nas grandes varejistas, como supermercados e lojas de departamento, onde as vendas cresceram 1,9%.

O bom desempenho do consumo em setembro teve como pano de fundo a valorização recente da Bolsa de Tóquio, que estimulou compras de artigos de luxo, enquanto o clima mais frio do que o normal impulsionou a demanda por roupas de inverno.

O gasto com roupas subiu 5,0% em setembro ante igual mês em 2017, maior alta em três meses. Já o consumo com produtos diários e, principalmente, higiene pessoal, como sabão e shampoo, aumentou 1,2% em setembro na base anual, um resultado amplamente melhor que o declínio de 0,4% registrado no mês anterior.

Os fortes gastos no varejo em setembro sinalizam que a economia japonesa está em progresso estável, caminhando para alcançar a meta de inflação de 2% pretendida pelo Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês).

Além disso, também apóia o argumento do Banco do Japão de que manter sua flexibilização monetária inalterada é o melhor caminho para acelerar a economia, à medida que a pressão inflacionária se acumula gradualmente.

Os argumentos do BC japonês são reforçados pelo resultado recente do principal indicador da inflação ao consumidor no Japão, ou seja, o núcleo do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), que subiu 0,7% em setembro na comparação anual, marcando o nono mês consecutivo de avanço.

Contudo, economistas avaliam que o número está distante da meta de inflação de 2% pretendida pelo BC japonês. A autoridade financeira do Japão, no entanto, argumenta que o índice dos preços ao consumidor acabará por se elevar mais acentuadamente num futuro breve, impulsionado pelo mercado de trabalho apertado e aumento salarial, o que contrasta com a observação global de especialistas de que “os salários no Japão têm apresentando crescimento muito lento”.

Do Mundo-Nipo
Fontes: Bloomberg | Reuters.

Total
0
Shares
Previous Article
Pessoas atravessando rua em Shibuya Toquio Foto Stockvault 900x550 min

Inflação ao consumidor japonês sobe pelo 9º mês seguido

Next Article
Bolsa de Valores de Toquio Foto Getty 900x600 02 min

Bolsa de Tóquio fecha outubro com valorização superior a 8%

Related Posts