A produção industrial do Japão subiu 1,4% em outubro em relação a setembro, mês em que o país viu um avanço de 1,1% no importante indicador, informou o governo do país nesta segunda-feira (30), atribuindo o bom resultado à estabilização das exportações e indicando que a terceira maior economia do mundo apresenta sinais de recuperação mesmo com a fraqueza nos gastos das famílias japonesas.
De acordo com o relatório preliminar do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI), o índice melhorou em quase todos os 15 setores pesquisados. Entretanto, o resultado ficou abaixo da previsão de alta de 1,9% feita pelos economistas e bem abaixo de uma pesquisa realizada pelo Ministério, na qual fabricantes japoneses esperavam um crescimento na produção industrial de 4,1% em outubro ante setembro.
Os dados se seguem a uma série de indicadores econômicos neste primeiro mês do último trimestre de 2015, com sinais divergentes, como o aumento nas exportações pela primeira vez em quatro meses, ao mesmo tempo em que o consumo das famílias caiu pelo segundo mês seguido.
O governo manteve sua avaliação da produção industrial inalterada, segundo a qual o setor deve se manter “andando de lado”.
A produção industrial, que mede o ritmo das fábricas japonesas, é considerada fundamental para antecipar o desempenho da economia do país, que é altamente dependente do setor manufatureiro.
O dado do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão para o terceiro trimestre, que é amplamente esperado pelo mercado, está previsto para ser divulgado em 16 de novembro.
Fontes: Valor Econômico | Kyodo News.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.