A produção industrial do Japão cresceu em abril após registrar forte alta em março, o que se configura no segundo mês consecutivo de melhora no indicador, segundo mostraram os dados divulgados pelo governo do país nesta terça-feira (31).
O relatório preliminar do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) mostra que a produção avançou 0,3% em abril na comparação com março, mês em que o país viu avanço de 3,6% após registrar um tombo de 5,2% em fevereiro (dados revisados).
Por outro lado, o índice retrocedeu 3,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, um resultado pior que a previsão mediana de economistas consultados pela agência ‘Kyodo’, que esperavam declínio de 2% para o quarto mês do ano.
As indústrias que colaboraram em maior medida ao avanço da produção industrial japonesa em abril foram a química, a de maquinaria elétrica e a de maquinaria geral.
Dados de uma pesquisa realizada pelo Ministério mostram que os fabricantes japoneses esperam que a produção industrial cresça 2,2% em maio e avance 0,3% em junho.
A produção industrial, que mede o ritmo das fábricas japonesas, é considerada fundamental para antecipar o desempenho da economia do país, que é altamente dependente do setor manufatureiro.
(Com informações da Agência EFE)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.