Ministério de Defesa do Japão pede orçamento militar recorde para 2019

O orçamento astronômico é o maior da história militar do Japão e equivale a US$ 47 bilhões.
Sistema antimísseis marítimo do Japão | Distribuição/ Força Marítima de Autodefesa do Japão
Sistema antimísseis marítimo do Japão | Distribuição/ Força Marítima de Autodefesa do Japão

Com o objetivo de investir fortemente em armamento pesado, incluindo um sistema anti-mísseis, o Ministério de Defesa do Japão solicitou ao Governo Central e ao Parlamento do país um orçamento recorde de US$ 47 bilhões em 2019.

A justificativa da pasta está na ameaça ainda presente, na visão dos militares japoneses, de ataques da Coreia do Norte e da atividade aérea e naval da China.

O valor requisitado ao gabinete do primeiro-ministro, Shinzo Abe, e ao Parlamento representa um aumento de 2,1% em relação ao orçamento de defesa do ano passado. Segundo o jornal The Guardian, Abe aprovou aumentos consecutivos nos gastos militares nos últimos sete anos.

“O ambiente de segurança ao redor do Japão se tornou mais grave e incerto em um ritmo muito mais rápido do que o antecipado cinco anos atrás, quando nós definimos as atuais diretrizes”, afirmou Abe na quarta-feira (29).

Somente para a aquisição de dois sistemas de defesa Aegis contra mísseis, o orçamento prevê despesas de 3,8 bilhões de dólares — duas vezes e meia mais do que os gastos de 2017. O Ministério da Defesa pretende ainda comprar o míssel interceptador SM-3 Block IIA, desenvolvido conjuntamente pelo Japão e pelos Estados Unidos.

Também está prevista a atualização dos caças F-15 e as compras de seis F-35, além de navios adaptados para o lançamento de mísseis. Os militares pretendem reservar 830 milhões de dólares para projetos contra ciberataques.

As aquisições de material bélico dos Estados Unidos em 2019, conforme o projeto de orçamento militar, deverão crescer 70%. Será um fator importante para aliviar as queixas de Washington sobre seu déficit comercial com o Japão e para evitar novas medidas restritivas à importação americana de produtos japoneses.

Desde 2016, a Coreia do Norte testou centenas mísseis capazes de atingir o Japão. Em seu relatório ao gabinete e ao Parlamento, o Ministério da Defesa alega que Pyongyang desenvolveu ogivas nucleares em miniatura para serem acopladas aos seus mísseis e que a China tem modernizado seus equipamentos militares. Japão e China disputam ilhas no Mar da China.

Fonte: Veja Online com informações das agências AFP e Reuters.

Total
0
Shares
Previous Article
Morador de rua em Toquio Foto tokyitimes.org min

Escondidos da sociedade, moradores de rua existem aos milhares no Japão

Next Article
Parada LGBT Foto Stockvault Free min

Deputada japonesa que chamou LGTBIs de improdutivos deve renunciar

Related Posts