O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, está se preparando para um tour a cinco países da Ásia, incluindo o Japão, no que será a maior viagem internacional dele desde o início de seu mandato.
De acordo com o Itamaraty, Bolsonaro deve passar por Japão, China, Emirados Árabes Unidos, Qatar e Arábia Saudita, em uma viagem que terá início na segunda quinzena de outubro e deverá durar dez dias.
Antes de iniciar o tour fora do Brasil, Bolsonaro vai a Salvador participar de uma missa festiva em homenagem à Irmã Dulce na Arena Fonte Nova, no dia 20 daquele mês — uma semana após a cerimônia de canonização da religiosa, no Vaticano.
A previsão, neste momento, é que o presidente embarque da Bahia rumo a Tóquio, onde participará da cerimônia de sucessão imperial, marcada para começar no dia 22.
O imperador do Japão, Naruhito, ascendeu formalmente ao Trono do Crisântemo em maio, no lugar de seu pai, Akihito, de 85 anos, que abdicou por conta da idade avançada e estado de saúde frágil.
Esta será a segunda passagem do brasileiro pelo Japão depois de assumir o Planalto. Ele esteve na cidade de Osaka no final de junho para a reunião da cúpula do G20.
Em seguida, o presidente deve ir para a China, em visita oficial que vem sendo planejada desde o início do mandato e estava inicialmente prevista para agosto. O vice-presidente Hamilton Mourão foi ao país em maio como preparação para a ida de Bolsonaro.
No roteiro que foi fechado este mês, os três destinos seguintes serão Emirados Árabes, Qatar e Arábia Saudita, nesta ordem. Ele deverá se encontrar com os líderes dos países. No primeiro semestre, o Brasil teve impasse com a comunidade árabe, causado pela forte aproximação entre com Israel.
Com informações do jornal O Globo.