A produção industrial do Japão cresceu 4,0% em setembro em relação ao mês anterior, mostraram dados do governo do país, sinalizando que a atividade fabril tem ampliado sua recuperação após ser atingida pela crise do novo coronavírus a partir do primeiro trimestre deste ano.
Divulgados na última sexta-feira pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI), os dados positivos do setor manufatureiro japonês marcam o quarto mês consecutivo de avanço, e supera a previsão mediana de um aumento de 3,2% em uma pesquisa da agência Reuters.
“As economias internacionais, especialmente a China, estão se recuperando e as exportações do Japão estão crescendo”, disse Hiroshi Miyazaki, economista sênior da Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities.
“A recuperação da produção na indústria automobilística e de componentes de alta tecnologia, cuja produção segue em linha com as exportações, é a força motriz geral [do Japão]”. disse.
Os fabricantes consultados pelo METI esperam que a produção cresça 4,5% em outubro e avance 1,2% em novembro, mostram os dados.
Mediante o ótimo resultado, o governo manteve inalterado sua avaliação pelo terceiro mês seguido, dizendo que “a produção das indústrias está crescendo”.
*Veja a tabela com os dados completos no site do METI.
Mundo-Nipo (MN)
Fontes: Reuters | METI.
Atualizado em 03/11/2020.