Do Mundo-Nipo
O Japão anunciou nesta sexta-feira (07) um novo auxílio de 26 milhões de ienes para os desabrigados na Crimeia e leste da Ucrânia.
O chanceler japonês Fumio Kishida fez o anúncio após a reunião do G7 em Bruxelas, onde os países-membros discutiram a interferência da Rússia na Ucrânia.
A ajuda permitirá que a UNICEF e a Federação Internacional da Cruz Vermelha forneçam abrigos, suprimentos básicos e água potável aos desabrigados.
“Desde a anexação da Crimeia pela Rússia, o número de pessoas deslocadas na Ucrânia está aumentando, enquanto a situação continua difícil no leste da Ucrânia, que teme que o número possa aumentar ainda mais”, disse Kishida, após uma reunião de gabinete. “Com essa medida, espera-se contribuir para a estabilidade da Ucrânia”, concluiu o ministro das Relações Internacionais.
O Japão já havia oferecido uma ajuda de 800 mil euros em abril, mas desde a anexação Criméia, em março, o país está em uma situação complicada.
De um lado o Japão precisa cooperar com os Estados Unidos e Europa, mas por outro precisa manter sua relação com a Rússia, que progrediu após uma reunião entre o premiê japonês, Shinzo Abe, e o presidente russo, Vladimir Putin, no ano passado.
(Do Mundo-Nipo com informações do The Japan Times)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.