Premiê do Japão diz que pretende melhorar laços com a China através do diálogo

Abe fez o comentário durante a reunião da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) nesta quarta-feira.

Do Mundo-Nipo

Reunião da ASEAN em Brunei (Foto:Kyodo)
Líderes da ASEAN em Brunei (Foto:Kyodo)

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse durante a reunião da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) nesta quarta-feira, em Brunei, que pretende melhorar os laços com a China através do diálogo, apesar das tensões sobre a disputa por ilhas no Mar da China Oriental.

Observando que o ambiente de segurança na Ásia tornou-se mais grave, Abe disse que o Japão “pretende contribuir para a paz e estabilidade regional e internacional mais ativamente do que antes, do ponto de vista do pacifismo pró-ativo”.

A preocupação persiste entre os 10 membros da ASEAN sobre as relações diplomáticas entre China e Japão, a segunda e terceira maiores economias do mundo.

Abe disse aos líderes da ASEAN que o Japão está pronto para avançar na cooperação com a China, uma vez que os laços sino- japoneses são um dos mais importantes para o governo japonês . “A porta para o diálogo está sempre aberta”, disse o premiê.

Sobre as disputas territoriais e marítimas no Mar da China Meridional, que a China tem tido com alguns países da ASEAN, Abe disse que está “muito preocupado”. Ele afirmou que há “movimentos que visam mudar o status quo pela força” e observou a necessidade de resolver a disputa em conformidade com o direito internacional.

Abe ainda pediu que a ASEAN mantenha-se unida para lidar com o assunto, prometendo continuar a cooperação do Japão com  o grupo regional.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Fukushima registra vazamento de água radioativa em instalação de dessalinização

Next Article

Especialistas instam Japão a criar planos contra inundações em metrôs

Related Posts